sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Tecnologia e Aprendizado.


O grande desafio que se impõe hoje à universidade e à educação em geral se encontra na compreensão da profunda mudança do universo do conhecimento, que potencializado pela revolução tecnológica tem alterado de modo significativo as formas de ensinar e de aprender. [FELDMANN, 2005]
Com o advento da Internet, redes de alta velocidade, videoconferências, telecomunicação, teleconferências, o conceito de presencialidade muda na medida em que essas tecnologias de comunicação virtual avançam, colaborando na aprendizagem. Pois o que antes não era possível ou viável, como um professor participar de outra aula em um lugar distante, por meio de voz, áudio e vídeo, agora é possível.
Muitos são os benefícios que as tecnologias que propiciam a comunicação virtual oferecem a educação à distância. Mas para um bom aprendizado não basta só ter estes recursos tecnológicos disponíveis, é preciso que o curso seja bem projetado e executado. Assim ao mesmo tempo em que o aluno tem mais liberdade de desenvolver seus estudos mediante a flexibilidade do tempo, tem mantido a garantia de interatividade com professores e alunos, sendo evitado o isolamento e fortificando uma aprendizagem colaborativa.

FELDMANN, Marina G. (org.). Educação e Mídias Interativas: Formando Professores. EDUC, 2005. Edição 1, p. 09-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário